Está chegando a hora da estreia da IQFoil nos jogos olímpicos! A classe chega em 2024 consolidada como uma modalidade de altíssima performance, mas que, ao mesmo tempo, é tecnicamente acessível, viável em diversas condições de vento e muito popular entre os velejadores de Windsurf. Em pouco tempo, o windfoil, que era a novidade “exótica” das pranchas voadoras, passou a ser a nova cara do esporte ao nível competitivo, atraindo velejadores de todas as idades e sendo, de longe, a classe olímpica mais praticada no mundo da Vela.
O equipamento IQFoil foi desenvolvido pela Starboard e lançado no mercado a partir de 2020. A classe oferece equipamentos para crianças, juvenis e adultos. A versão para os adultos, adotada nos jogos olímpicos é montada com os seguintes itens:
Prancha: IQFoil 95 Carbon Reflex
Rig(vela): IQFoil 9.0 (masc) / 8.0 (fem)
Foil: IQFoil Carbon |
A partir do dia 28 de julho os 48 velejadores (24 mulheres e 24 homens) vão para a água em Marselha para a competição mais importante dos últimos 4 anos. Em 6 dias os atletas colocarão todos os esforços de um ciclo intenso de treinamentos para tentar a conquista de uma medalha.
O formato do torneio consiste em uma fase preliminar (Opening Series) e a fase final (Medal Series) e 3 tipos de percurso podem ser adotados, garantindo emoção do início ao fim da disputa.
A fase preliminar acontece de 28 de julho a 01 de agosto. Para definir os finalistas poderão ser realizadas provas de Sprint Slalom, com percursos curtos (4 a 7 minutos) a favor do vento, Course Racing (16 a 23 minutos) com percurso com pernas contra e a favor do vento e a Maratona, prova de endurance que pode durar até 1:30h.
Os 10 melhores atletas se classificam para a Medal Series com regatas eliminatórias perto da costa e do público para definir o pódio olímpico da IQFoil! O dia D da disputa da medalha será 02 de agosto. Se o vento não rolar, o dia 03 está previsto como data reserva.
Regata de Sprint Slalom da IQFoil
Representante Brasileiro
Em Paris o Brasil será representado pelo velejador Mateus Isaac, de Ilhabela – SP. Mateus veleja desde criança, sempre com resultados importantes. No windfoil, começou a despontar entre os melhores do mundo já a partir de 2018, vencendo inclusive etapas do circuito mundial profissional.
Mateus se classificou para as Olimpíadas 2024 ao conquistar o ouro nos Jogos Panamericanos do ano passado e chega a Marselha com reais possibilidades de trazer a medalha do torneio de Windsurf, ainda inédita para o Brasil. Toda a nossa torcida é para ele, claro!
Mateus Isaac aqui no Katanka bem no começo do ciclo olímpico, em 2020
Como assistir às regatas As regatas das Olimpíadas de Paris serão transmitidas pelo GE e pela CazéTV. E aqui o link direto para a página oficial do Windsurf nos jogos. Não perca!
Comments